Saúde Inform

Olá seja bem vindo ao saúdeinform.blogspot.com

O que saber sobre Medicamentos


Cartilha - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)


O QUE SÃO MEDICAMENTOS?
Medicamentos são produtos especiais elaborados com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas, sendo produzidos com rigoroso controle técnico para atender as especificações determinadas pelo órgão regulador.
O efeito do medicamento se deve a uma ou mais substâncias ativas com propriedades terapêuticas reconhecidas cientificamente, que fazem parte da composição do produto, denominadas fármacos, drogas ou princípios ativos.
Os medicamentos obedecem a normas rígidas para poderem ser utilizados, desde a sua pesquisa e desenvolvimento, até a sua produção e comercialização.
Para que os medicamentos façam o efeito desejado, eles devem ser usados de forma racional e com orientação médica e farmacêutica.


PARA QUE SERVEM OS MEDICAMENTOS?
Alívio dos sintomas
• Diminuem ou eliminam sintomas (dor, febre, inflamação, tosse, coriza, vômitos, náuseas, ansiedade, insônia, etc), mas não atuam nas causas.
Cura dasdas doenças
• Eliminam as causas de determinada enfermidade, como infecçôes e infestações. Tem-se como exemplos: antibióticos, sulfas; antihelmínticos (medicamentos contra vermes), antiprotozoários (medicamentos contra malária, giardíase e amebíase); ou
• Corrigem a função corporal deficiente: suplementos hormonais, vitamínicos, minerais e enzimáticos, etc.
Prevenção de doenças
• Atuam restabelecendo funções corporais, auxiliando o sistema imunológico ou na proteção contra microorganismos,. Alguns exemplos são: soros, vacinas, antissépticos, complementos vitamínicos, minerais e enzimáticos, profiláticos da cárie, etc.
Diagnóstico
• Auxiliam o diagnóstico ou avaliam o funcionamento de órgãos, como por exemplo os contrastes radiológicos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE REMÉDIO E MEDICAMENTO?
No dia-a-dia, é muito comum notar pessoas ou meios de comunicação utilizando a palavra remédio como sinônimo de medicamento. No entanto, elas não significam a mesma coisa.
A idéia de remédio está associada a todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar.
Alguns exemplos de remédio são: banho quente ou massagem para diminuir as tensões; chazinho caseiro e repouso em caso de resfriado; hábitos alimentares saudáveis e prática de atividades físicas para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis; medicamentos para curar doenças, entre outros.
Já os medicamentos são substâncias ou preparações elaboradas em farmácias (medicamentos manipulados) ou indústrias (medicamentos industriais), que devem seguir as determinações legais de segurança, eficácia e qualidade.
Assim, um preparado caseiro com plantas medicinais pode ser um remédio, mas ainda não é um medicamento; para isso, deve atender uma série de exigências do Ministério da Saúde, visando garantir a segurança dos consumidores. (SCHENKEL, 2004).


O QUE SÃO FORMAS FARMACÊUTICAS?
São as diferentes formas físicas que os medicamentos podem ser apresentados, para possibilitar o seu uso pelo paciente.

QUAIS SÃO AS FORMAS FARMACÊUTICAS?
• Comprimidos
• Cápsulas, pós e granulados
• Xaropes
• Soluções (gotas, nasais, colírios, bochechos e gargarejos
e injetáveis)
• Supositórios, óvulos e cápsulas ginecológicas
• Aerossóis/pressurizados
• Pomadas e suspensões

POR QUE EXISTEM AS DIFERENTES FORMAS FARMACÊUTICAS?
• Para facilitar a administração;
• garantir a precisão da dose;
• proteger a substância durante o percurso pelo organismo;
• garantir a presença no local de ação; e
• facilitar a ingestão da substância ativa



O QUE É VIA DE ADMINISTRAÇÃO?

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo, é sua porta de entrada, podendo ser via oral (boca), retal (ânus), parental (injetável), tópica (pele), vaginal, nasal (nariz), oftálmica (olhos), sublingual (embaixo da língua), dentre outras.
Cada via é indicada para uma situação específica, e apresenta vantagens e desvantagens.
Uma injeção, por exemplo, é sempre incômoda e muitas vezes dolorosa, mas possui um efeito mais rápido.



MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS
Homeopatia é um termo criado para designar uma terapia alternativa que se baseia no princípio “os semelhantes curam-se pelos semelhantes”.
O tratamento homeopático, consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores. Deste modo, o sistema de cura natural da pessoa é estimulado e estabelece uma reação de restauração da saúde por suas próprias forças, de dentro para fora.

COMO SÃO PRODUZIDOS OS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS?
O medicamento homeopático é preparado em um processo que consiste em diluição sucessiva da substância e “dinamização” (ou “potencialização”), em uma série de passos.medicamentos e devem seguir as todas as normas sanitárias e os cuidados para o seu uso, como qualquer outro medicamento e deve possuir registro no Ministério da Saúde (Anvisa).
O medicamento homeopático pode ser utilizado com segurança em qualquer idade, até mesmo em recém-nascidos ou pessoas com idade avançada, desde que acompanhada pelo clínico homeopata.


MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS
Poucas pessoas tem idéia do que sejam medicamentos biológicos, mas a verdade é que eles existem há muito tempo. As vacinas são um exemplo, outros são os hemoderivados (medicamentos derivados do sangue) e alérgenos (medicamentos contra alergias).
COMO SAÕ PRODUZIDOS OS MEDICAMENTOS BIOLÓGICOS?

O processo produtivo difere substancialmente do empregado na produção química convencional, pois os medicamentos biológicos são produzidos a partir de células vivas que atuam como uma fábrica. É um processo complexo, em que estas células devem permanecer sob condições de temperatura específicas e com alimentação na hora e quantidade certa durante semanas ou meses.
Os produtos biológicos medicamentosos de alto custo são ofertados gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, após prévio cadastro na Coordenação da Assistência Farmacêutica local (Estadual/Municipal/Distrito Federal).

CUIDADOS
Os produtos biológicos e congêneres, como quaisquer outros medicamentos, também podem apresentar riscos configurados em agravos e danos, pelas suas reações adversas manifestadas, especialmente, quando do uso inadequado. Portanto, o seu uso deve ser acompanhado pelos profissionais competentes, médicos e farmacêuticos.


BULAS DE MEDICAMENTOS

A indústria que desenvolveu o medicamento tem obrigação legal de prestar todas as informações necessárias para o uso adequado e os possíveis problemas e cuidados relacionados ao medicamento.


O acesso à bula de medicamentos é um direito reconhecido pela Constituição Federal de 1988 e ratificado pelo Código de Defesa do Consumidor!

A partir de 2011 as bulas de medicamentos vão ter nova cara:
• Separação de bulas para pacientes com linguagem mais acessível.
• Apresentação mais legível, com definições sobre fonte, tamanho, cor de impressão, espaçamento entre linhas, entre outros parâmetros.
• Definição de bulas padrões de informação para todos
os medicamentos.
• Consulte as bulas no site da Anvisa
(bulárioeletrônico@anvisa.gov.br).


FARMACOVIGILÂNCIA
A Farmacovigilância é o trabalho de acompanhamento do desempenho da ação dos medicamentos que já estão no mercado, com a finalidade de proteger a população de danos causados por produtos comercializados, por meio da identificação precoce do risco e da intervenção oportuna.
COMO É FEITO O TRABALHO DE FARMACOVIGILÂNCIA

As ações são realizadas de forma compartilhada entre as vigilâncias estaduais, municipais e a Anvisa, através do sistema de notificação de problemas relacionados a medicamentos.
Qualquer pessoa que tiver algum problema com medicamentos deve preencher a ficha de notificação (modelo abaixo) e entregar para a Vigilância Sanitária de seu município ou enviar para a Anvisa (e-mail farmacovigilância@anvisa.gov.br).


Digite o nome da pessoa que sofreu o efeito adverso:
Digite o nome do medicamento que causou o efeito adverso:
Informe o nome do fabricante do medicamento:
Descreva, em poucas palavras, o efeito adverso:
(Dia do início do uso do medicamento, dia do aparecimento do efeito adverso, dosagem usada, Idade, condição de saúde antes do uso do referido medicamento e se houve o uso de outros medicamentos tomados juntos)
Informe mais sobre a pessoa que sofreu o efeito adverso:
Notificador, digite o seu nome, telefone e/ou endereço:

O QUE É USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?

É quando utilizamos o medicamento correto e de origem conhecida, com orientação médica e farmacêutica, nos horários e nas quantidades especificadas na bula.
Todo medicamento apresenta riscos, mesmo quando utilizado de forma correta. O seu consumo de forma racional objetiva proporcionar o máximo benefício com uma minimização dos possíveis efeitos prejudiciais.

MEDICAMENTOS E BEBIDAS ALCOÓLICAS

As associações entre medicamentos com bebidas alcoólicas podem levar a efeitos indesejados graves, inclusive com risco de morte.
O álcool pode tanto potencializar os efeitos de um medicamento quanto neutralizá-lo.
Tenha em especial atenção o uso de álcool com os seguintes medicamcam entos:
• Analgésicos, antipiréticos e antiinflamatórios: pode causar perturbações gastrointestinais, úlceras e hemorragias.
• Antidepressivos: diminui os efeitos, pode aumentar a pressão sanguínea.
• Antibióticos: pode causar náuseas, vômitos, dores de cabeça e até convulsões.
• Antidiabéticos: pode causar severa hipoglicemia (baixa glicose).
• Anti-histamínicos, tranqüilizantes, sedativos: pode intensificar o efeito de sonolência e causar vertigens.
• Antiepilépticos: a proteção contra ataques epilépticos é significativamente reduzida.
• Medicamentos cardiovasculares: podem provocar vertigens ou desfalecimento, bem como redução do efeito terapêutico


OS ANTIBIÓTICOS E OUTROS BACTERIANOS
Os antibióticos são substâncias químicas que possuem a propriedade de matar microorganismos (agentes causadores de doenças infecciosas) ou impedir o seu crescimento.

USO INCORRETO
• Usar dose menor que a indicada.
• Usar dose maior que a indicada.
• Não seguir o horário estabelecido.
• Interromper o tratamento com uma melhora, antes do tempo estipulado.


RECOMENDAÇÕES
• Infecções causadas por vírus como gripes, sarampo,
caxumba, rubéola e outros não podem ser curadas pelos antibióticos.
• Não tome antibióticos por conta própria, nem por indicações de balconista de farmácia, vizinhos ou parentes.
• Siga rigorosamente a prescrição médica.
• Fique atento ao surgimento de efeitos indesejados
ATENÇÃO
Ouso incorreto de antibióticos pode causar a resistência bacteriana (capacidade do microorganismo para resistir aos efeitos do antibiótico).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ROZEROZENFELD, S. & PEPE, V. L. E., 1992. Guia Terapêutico Ambulatorial.
Rio de Janeiro: Abrasco/Artes Médicas.

SCHENKEL E. P. Cuidados com os medicamentos. Porto Alegre:
UFRGS, 1991.

Disponível em: < www.wikipedia.org.br > Acesso em 04/06/2010

Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia>
Acesso em 30/06/2010

Disponível em: < www.anvisa.gov.br > Acesso em 12/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário